O vale da ribeira das Laceiras ou de Real, como também é conhecida, foi o caso concreto analisado na ação experimental do processo participativo do PDM da Maia, dedicada à problemática da impermeabilização dos solos, realizada no passado dia 24 de outubro, no auditório da Junta de Freguesia.

A ideia inicial era a da realização de uma ação experimental no terreno, mas o contexto pandémico não o permitiu.

Surgiu, assim, a ideia de realizar um vídeo sobre o percurso da ribeira, que nasce no lugar das Laceiras, hoje em plena Zona Industrial da Maia, e desagua no rio Leça, próximo da Ponte de Moreira.

Na sessão, estiveram presentes vários cidadãos, entre eles técnicos do município, autarcas e alguns proprietários de terrenos contíguos à ribeira.

Todos concordaram que existe a necessidade de corrigir erros cometidos no passado, de forma a valorizar o vale da ribeira, como um corredor verde e aumentar a resiliência do território da nossa freguesia, face a fenómenos de chuvas intensas, evitando inundações como as que se verificaram em outubro de 2019, em que todos ficaram a perder.

É um trabalho de médio prazo, que implica soluções de base natural, que envolve planeamento (que já começou), cooperação, tolerância e cedências das várias partes, para que todos fiquem a ganhar.