Logótipo da Junta de Freguesia de Moreira – Maia
A conceção do novo logótipo da Junta de Freguesia de Moreira teve como base as seguintes premissas: aliar, na mesma imagem, as referências do passado da freguesia e a dinâmica da modernidade que os seus habitantes desejam para o seu futuro. Nesse sentido, o relicário do Santo Lenho de Moreira é representado como figura central do grafismo, símbolo da antiguidade da cruz que recorda o Cristo crucificado, o sacrifício e a salvação.
As formas geométricas que envolvem a cruz, simbolizam a modernidade, o dinamismo e a esperança num futuro que se projeta alicerçado de forma sólida no passado das suas gentes e tradições.
As cores que estão presentes, foram apropriadas do Brasão da Freguesia e Vila de Moreira e enfatizam as características da identidade coletiva dos Moreirenses: o azul para a lealdade e nobreza e o dourado para a sabedoria e constância.
Brasão da Freguesia e Vila de Moreira – Maia
As quatro torres contidas na coroa mural identificam como “Vila” qualquer terra que as use no seu brasão.
A cruz guarnecida de pedras preciosas representa a relíquia do Santo Lenho de Moreira que as preces da gente Maiata sempre interpunham entre o céu e a terra, em relação às benesses ou graças solicitadas.
A espiga de trigo, símbolo da fertilidade, representa a tradição e a riqueza agrícola desta terra.
As faixetas ondadas simbolizam o rio Leça, recordando a sua ação fertilizante nos campos adjacentes.
O azul simboliza a lealdade e a nobreza das gentes de Moreira e significa zelo e galhardia.
O ouro representa a riqueza do sol que fecunda esta terra, significando a sabedoria e a constância que os Moreirenses colocam no seu agir presente e na fidelidade ao passado cheio de tradições e glória.
A prata simboliza a humildade de quem apenas pretende contribuir para a riqueza e prestígio de tão laboriosa terra.
O negro significa a sabedoria essencial ao desenvolvimento da técnica e dos métodos.