Associação Social e Cultural do Monte das Pedras

Morada: Rua Monte das Pedras s/ nº 4470-624 Moreira Maia
E-mail: ascmontepedras40(a)gmail.com

Em 30 de Agosto de 1974 foi fundado o Águias Montes das Pedras Futebol Clube por um grupo de amigos que frequentavam o café “O Bom Pastor”, um café da localidade.

Nos primeiros anos de vida este clube dedicava-se a modalidades como futebol amador e mais tarde atletismo, chegando a realizar duas provas de atletismo de estrada.

Posteriormente para ter a possibilidade de participar em competições federadas, criou-se a Associação Recreativa e Cultural do Monte das Pedras. Esta Associação, para além de impacto desportivo, pretendia também ter um impacto na sociedade, abrindo assim um Centro de Dia para a 3ª Idade, assim teve mais uma vez que alterar a sua denominação para Associação Social e Cultural Monte das Pedras.

Muitos foram os feitos desta associação durante os seus 44 anos, tais como a participação de competições federadas Nacionais na modalidade de Futsal pela AFPorto.

A nossa sede fica no Lugar do Monte das Pedras em Moreira Maia, onde temos uma sede social.


Clube Académico de Pedras Rubras

Morada: Rua Joaquim Faria Moreira Ramalhão, nº 200 Moreira – 4470 – 610 – Maia
E-mail: capracademico(a)gmail.com

O Clube Académico de Pedras Rubras foi fundado em 22 de Junho de 1974,após um jogo de futebol de um grupo de jovens frequentadores do extinto café Galicía contra um clube de Leça da Palmeira.

O Clube dedicou-se nos primeiros anos de vida á prática Damas; Sameirinha; Futebol amador ( onde participou vários anos nos campeonatos da Associação de Futebol do Porto ) e Xadrêz, modalidade em que a dada altura foi o clube com maior numero de praticantes inscritos na Federação Portuguesa de Xadrez, chegando mesmo a organizar um campeonato distrital disputado na quermesse paroquial de Moreira.

A par destas actividades, levou a cabo várias iniciativas de carácter social e desportivo de que são exemplo a realização de provas de motocross ; provas de perícia ; rally papers ; corridas de galgos ; arraiais minhotos ; etc..O clube foi vivendo conforme a vontade dos sócios tendo criado uma secção de Pesca Desportiva onde se salienta a vitória individual no concurso Internacional de Espinho.

A secção cultural promovia exposições ; jornais de parede ; concertos musicais ( onde se destaca a actuação de Jorge Palma entre outros ) e colóquios em que participaram por exemplo os saudosos treinadores de futebol José Maria Pedroto e António Morais.

No início dos anos 80 e depois desses jovens terem perdido alguma fogosidade tornando-se chefes de família, dedicou-se o clube para além do futebol ao Xadrez Feminino, participando nos campeonatos nacionais tendo num deles classificado 3 xadrezistas nos dez primeiros lugares. Nas comemorações dos seus aniversários distinguia alguns sócios que se notabilizavam durante o ano e também algumas figuras nacionais como foram os casos de Carlos Lopes ; Zeca Afonso ; prof. Dr. Vieira de Carvalho e o Dr. Queiroz e Melo. Organizou e realizou no salão dos Bombeiros Voluntários de Moreira o Festival da Canção de Moreira nas variantes sénior e infantil que se traduziram em estrondosos êxitos.

No final dos anos 80 dedicou-se ao Futsal sénior que mais tarde viria a abandonar para se dedicar exclusivamente aos escalões jovens nesta modalidade. Desde 1990 tem o clube procurado ministrar os conhecimentos e experiência desportiva adquirida pelos seus técnicos aos mais de 100 atletas com idades desde os 4 anos até aos séniores que militam no clube. Não rejeitamos jovens por menores que sejam as suas vocações futsalistas criando equipas “B” e “C” onde eles possam praticar o futsal e melhorar as capacidades desportivas e motoras, tendo no nosso curriculum algumas saborosas vitórias recompensadoras do nosso empenho na formação.

Nos últimos anos o clube tem crescido participando nos campeonatos distritais de futsal em todos os escalões masculinos, petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, séniores e veteranos e ainda os escalões femininos de juvenis e séniores. Em 2015 foi criada a secção de Bilhar, em que a equipa do clube para além da participação em diversos torneios, alguns internacionais, disputa também o campeonato distrital e provas federativas da modalidade.


Futebol Clube de Pedras Rubras

Morada: Rua António Herculano Pereira Maia, 4470-566 Maia
E-mail: fcpr.rubras1941(a)gmail.com

Em Moreira da Maia existiu o Sport Clube de Moreira da Maia, o Moreira da Maia Futebol Clube e o Atlético Clube da Estação. Por volta dos finais dos anos 30 (1938-39) todos se extinguiram por motivos dos mais variados.

Em 30 de Novembro de 1941, um grupo de Cidadãos reunidos na Quinta de Pedras Rubras, decidiram fundar o Sporting Clube de Moreira da Maia – Pedras Rubras. Porém, como apareceu outro Clube na freguesia de Moreira denominado Sporting Clube de Moreira da Maia – Padrão, em 1942 os de Pedras Rubras passaram a denominar o seu Clube de Sporting Clube de Pedras Rubras.

No entretanto, o Sporting Clube de Moreira da Maia – Padrão extinguiu-se em 1946, pelo que o Sporting de Pedras Rubras mudou, de novo, de denominação, passando, em definitivo, para Futebol Clube de Pedras Rubras, elaborado e legalizado os seus Estatutos em 8 de Fevereiro de 1947. Já em 1950 e como o Campo de Jogos era de reduzidas dimensões foi o mesmo ampliado e dotado das medidas mínimas para a prática de futebol de onze a nível oficial, passando a denominar-se Campo “Maria da Fonte”, que era o nome da filha do Sr. Joaquim da Silva Salgueiro.

Em 1946, também é arrendado o Campo de Jogos, em Vila Nova da Telha, ao Sr. Joaquim da Silva Salgueiro, onde se iniciaram os primeiros jogos particulares de verão e os jogos da entretanto criada Secção de Voleibol, apesar de de ter atingido enorme sucesso, acabou por desaparecer por falta de recinto desportivo adequado à sua prática.

Na época de 1950/51 inicia o Futebol Clube de Pedras Rubras a sua atividade oficial em futebol de onze de maneira ininterrupta, até aos dias de hoje.

O Andebol criado em 1966, devido ao sucesso inicial do clube na modalidade, em 1971, o benemérito António Joaquim da Silva doou ao clube o terreno que agora alberga o complexo desportivo e de lazer que permite a pratica de andebol num pavilhão gimnodesportivo. O andebol entretanto sofreu um interregno , no entanto em 2013 o FCPR constituiu uma sénior de Andebol e formação feminino.

Desde 2005 que o FCPR tem no lugar de Lagielas, em Vila Nova da Telha o Estádio Municipal de Pedras Rubras, onde as equipas de futebol sénior e formação desenvolvem a sua atividade.


Grupo Desportivo Leões da Guarda Sport Clube

Morada: Via Adelino Amaro da Costa, nº 103 4470-557 Maia
E-mail: leoes-da-guarda@hotmail.com
Facebook: G. D. Leões da Guarda

O Grupo Desportivo Leões da Guarda Sport Clube é uma coletividade desportiva, fundada a 10 de Junho de 1960, com sede no Lugar da Guarda, Vila de Moreira, Concelho da Maia.

A sua atividade, mantida ininterruptamente ao longo de cinco décadas, tem tido fases de maior e de menor dinamismo, de maior e de menor glória no campo desportivo, mas sempre de grande relevância social, por permitir a muitos a oportunidade de uma salutar prática desportiva, nuance cada vez mais importante – uma vez que proporciona aos mais jovens uma ocupação útil e saudável dos seus tempos livres, permitindo o desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente e criando hábitos e convivência, companheirismo e solidariedade.

  • 1960 – Por iniciativa de um grupo de amigos do Lugar da Guarda, fundou-se o Grupo Desportivo Leões da Guarda. Não havia sede social, pelo que as reuniões realizavam-se na barbearia local e em casa de alguns dirigentes.
  • 1983 – Inauguração das instalações provisórias da Sede Social (em pré-fabricado) e Ringue em terra batida com vedação em malhasol.
  • 1993 – Construção da 1ª fase da Sede Social: Bar, Sala de Reuniões e Balneários.
  • 1998 – Ampliação da Sede Social: Salão de Jogos.
  • 2006 – Remodelação do Ringue desportivo: pavimentação, vedação e iluminação.
  • 2018 – Pavimentação do Ringue desportivo com relva sintética.

O G. D. Leões da Guarda S. C. disponibiliza à comunidade várias modalidades desportivas: Futebol, Atletismo e Malhas.

Inicialmente a coletividade limitou-se à prática de futebol, primeiro de onze e depois de cinco (ou de salão), modalidade esta que tornou o grupo conhecido muitas léguas em redor pela sua galhardia, pelo seu ardor e combatividade posto na disputa que arrastava atrás de si a maioria dos habitantes do lugar como tantas vezes ocorreu no antigo recinto de Nossa Senhora do Bom Despacho, Coimbrões, Bairro do Falcão, Freixieiro, Trofa, Maia, Vila Nova da Telha e Santana. Assim se conquistaram vários títulos e uma grande quantidade de troféus expostos na nossa Sede Social.

Nos últimos anos, o Futsal está em forte expansão, participando nos Torneios Inter-Freguesias, organizados pela Câmara Municipal da Maia com vários escalões etários (Sub-15, Sub-18, Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Veteranos).

Atualmente, a equipa de Seniores Masculina participa na Liga de Futsal da Maia.

Em 1983 a coletividade introduziu a modalidade de atletismo amador, não federado, porque o clube não possuía (nem possui) condições para os mais altos voos, embora movimentando um significativo número de atletas de diversos escalões etários.

Nesta altura a equipa de Veteranos é composta por um Campeão Nacional de Maratona, o atleta Carlos Frias e vários atletas inscritos na FPME (Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada).

Modalidades:

  • Futsal – Séniores e Veteranos;
  • Atletismo/Trail – Séniores e Veteranos;
  • Malhas – Séniores.