Associação – Banda de Música de Moreira da Maia

Morada: Rua Mestre Clara, nº 365, 4470-587- Moreira, Maia
E-mail: banda.moreira.maia(a)hotmail.com

Fundada em 1847, associação desde 1982;
Atuais valências da associação: banda de música, escola de música, coro litúrgico,
orquestra ligeira e orquestra juvenil;

Maestro: José Aureliano Costa;
Presidente da Direção: Maria do Céu Costa;


Associação dos Antigos Alunos da Escola Primária de Pedras Rubras – AEPPR

Morada: Praça do Exército Libertador, S/n. Moreira – 4470-601 Maia
E-mail: aeppr37(a)gmail.com
Telefone: 224 961 612

A AEPPR propõe-se contribuir para o desenvolvimento de projetos e ações que visem assistir e fortalecer a comunidade local.


Associação Recreativa e Cultural de Moreira da Maia – Rancho Infantil e Juvenil

Morada: R. Joaquim Faria Moreira Ramalhão n. 193
E-mail: arcmmranchoinfanti(a)sapo.pt

O rancho infantil e juvenil de Moreira da Maia foi fundado em 1958.

Em 1973 constituiu-se como associação recreativa e Cultural – Rancho Infantil em 2015 a sua denominação foi alterada para associação recreativa e Cultural de Moreira da Maia Rancho Infantil e juvenil.

Desde 1982 é sócio da federação de folclore português.

Desde a sua fundação tem privilegiado a divulgação das tradições usos e costumes das terras da Maia bem como os seus trajes utilizados outrora nessa região em diferentes ocasiões.

Atualmente é constituído por 40 componentes.


Grupo Regional de Moreira da Maia

Morada: Travessa de Matos, 106 , 4470-558 Moreira-Maia
E-mail: grmoreiramaia(a)gmail.com

Toda a informação sobre a associação pode ser encontrada no nosso website:
www.grmoreiramaia.com


Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 902 – Moreira da Maia

Morada: Alameda Padre Alcindo Azevedo Barbosa, s/n, 4470-840 Maia
E-mail: geral.902(a)escutismo.pt

Foi no frio do inverno de dezembro, no ano de 1988, com a ajuda de Carlos Tedim, Teresa Torres e Carlos Torres, que o memorável Padre Alcindo Azevedo Barbosa, na altura pároco de Moreira da Maia começou a dinamizar um Agrupamento de Escuteiros com vista a mobilizar e juntar os jovens da Paróquia. Juntamente com Manuel Oliveira, António Barbosa e Margarida Ribeiro, iniciaram-se as atividades escutistas neste Agrupamento, com 23 Lobitos e 20 Juniores.

Graças a uma doação feita pela Câmara Municipal da Maia de um pavilhão pré-fabricado, à ajuda de pais e amigos, de elementos do Agrupamento e da Junta de Freguesia de Moreira da Maia, foi erguida a sede do Agrupamento 902 de Moreira da Maia com inauguração a 25 de junho de 1989. Em agosto desse mesmo ano, ocorre aquele que seria o primeiro de muitos acampamentos de Agrupamento, nas Caldas das Taipas, em Guimarães.

O movimento escutista, que conta atualmente com mais de 50 milhões de escuteiros em todo o mundo, tem como objetivo trabalhar para o crescimento e evolução dos jovens para se tornarem parte ativa e energia positiva para o mundo e ambiente que os rodeia. É através de atividades que aprendem não só a trabalhar em equipa, como também a desenvolver as suas capacidades individuais em várias áreas. Acima de tudo, é neste movimento que lhes é dado um lugar seguro para errarem e conseguirem usar esse erro de forma construtiva no seu crescimento pessoal.

O Agrupamento 902 participou em inúmeras atividades nacionais e internacionais tendo já representado a sua bandeira na Suécia, Inglaterra, Áustria, Suíça, Espanha, França, Itália, Escócia e Croácia.

O envolvimento com a comunidade revela-se com especial importância na sua formação e crescimento. Os jovens do Agrupamento têm um papel ativo no auxílio e preparação de atividades de solidariedade e auxílio na luta contra as adversidades da pandemia.

O livro de histórias do Agrupamento 902 já tem muitas páginas escritas com memórias de momentos de alegria, humildade, trabalho, dedicação e serviço inesquecíveis, mas ainda tem muitos sonhos e objetivos para ser alcançados. Esperemos que todos os que passam por este Agrupamento levem sempre consigo a vontade de fazer o que Baden-Powell ensinou: “procurar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”.