A Freguesia de Moreira  participou na assinatura do contrato de financiamento do Fundo Ambiental relativa ao Programa JUNTAr + “Economia Circular em Freguesias”, numa cerimónia que decorreu em Gondomar, no último dia 11 de setembro, e contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. Em 100 candidaturas, apenas 44 freguesias conseguiram obter o apoio do referido programa, em 2019.

A candidatura de Moreira, submetida em maio de 2019, obteve a sexta melhor pontuação, entre as 100 candidaturas submetidas e concretiza-se no projeto “Moreira Sem Fim”, que visa a criação de uma Oficina de Reparação (vocacionada para a reparação de equipamentos e materiais) e de uma Loja Comunitária (para doação e/ou empréstimo de produtos e bens).

No âmbito do projeto a ser desenvolvido, é esperado um investimento total no valor de 32 550,00 € (s/IVA), dos quais 7 857,50 € serão financiados através de capitais próprios da Junta e 24 692,50 € através do Fundo Ambiental. Contando com o IVA, o investimento global será de 40 036, 50€.

O projeto começa a ser implementado este mês, prevendo-se a conclusão da fase de instalação até ao primeiro trimestre de 2020.