No passado dia 23 de fevereiro, no auditório da Junta de Freguesia, evocou-se o Conselheiro Luís de Magalhães e a Monarquia do Norte, cujo centenário se assinala este ano (1919-2019). Numa organização conjunta do Clube UNESCO da Maia e da Junta de Freguesia de Moreira, a tarde foi muito participada, contado com as comunicações de Lourdes Graça, José Gabriel Gonçalves, Hélder Quintas Oliveira e Pedro Pereira, sob a moderação de José Maia Marques, a que se somaram várias intervenções do público. A abertura ficou a cargo do Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Moreira, e o Presidente do Clube UNESCO da Maia, Adalberto Costa, encerrou a sessão. Durante a conferência, o legado político, literário e cultural de Luís de Magalhães – que residiu na Quinta do Mosteiro, em Moreira – foi transversal a todas as intervenções, destacando-se a sua ação período posterior à Implantação da República (1910), que inclui a Monarquia do Norte (1919).