Set
27
Qua
Passeio Convívio 2023 – Moreira Sénior – Programa | 27 setembro 2023
Set 27@8:30_19:00

A Junta de Freguesia de Moreira apresenta o programa para o próximo dia 27 de setembro, da edição de 2023 do Passeio Convívio Moreira Sénior: um dia dedicado à população com 65 ou mais anos residente na freguesia de Moreira.

Programa

LOCAL DA CONCENTRAÇÃO
Junta de Freguesia de Moreira,
Rua Maria da Conceição Mota Sotomayor

  • 08h30: Concentração dos Participantes;
  • 09h00: Saída da Junta de Freguesia com destino à cidade de Amarante;
  • 12h30: Saída da cidade de Amarante, com destino ao Restaurante 3 Miguéis, em Penafiel;
  • 18h00: Regresso a Moreira da Maia.
Inscrições Abertas

entre 8 agosto a 8 setembro

HORÁRIO:

segunda a sexta-feira
09h00 às 12h30
14h00 às 18h00

LOCAL:

Junta de Freguesia de Moreira

MAIS INFORMAÇÕES:

229 478 400 | GERAL@JF-MOREIRA.PT

Set
28
Qui
Sessão Pública de 28 de Setembro de 2023
Set 28@21:30_23:45
Sessão Pública de 28 de Setembro de 2023

ALBINO BRAGA DA COSTA MAIA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA VILA DE MOREIRA, CONCELHO DA MAIA:

Convoca, nos termos da alínea b), do artº. 14º., da Lei nº. 75/2013, de 12 de setembro, para uma sessão ordinária no dia 28 de setembro de 2023, (quinta-feira) pelas 21.30h, no AUDITÓRIO DO POLO DE SERVIÇOS DA JUNTA DE FREGUESIA.

E para constar se publica este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares do estilo.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA VILA DE MOREIRA, CONCELHO DA MAIA, 6 de setembro de 2023

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA,
Albino Braga da Costa Maia

Ver Edital

Set
30
Sáb
Moreira Holicolor | Festa das Cores
Set 30@18:00_23:45

Mistura de cores e um toque de brincadeira é a fórmula mágica para no próximo dia 30 de setembro a partir das 18 horas, realizarmos uma COLOR PARTY com DJ.

Alegria, cor, música e muita diversão não vão faltar na Praça do Exército Libertador (Feira de Pedras Rubras)

A inscrição tem um custo unitário de 10€/participante e inclui um kit composto por óculos, 2 sacos de pó, tshirt, 2 bastões e saco.

Haverá também comes e bebes, incluindo porco no espeto.

Garante já a tua inscrição em: Formulário

Esta publicação é feita a pedido da Comissão de Festas de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Out
7
Sáb
“Leida” – Mosteiro de Moreira – 7 de outubro – Música pelo Concelho Música pelo Património 2023
Out 7@21:30_23:00

Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.

Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.

Entre 22 de setembro e 28 de outubro será apresentado um programa com distintas expressões musicais, onde se celebra a música e o património.

“Leida” – Sábado, 7 de outubro, 21h30 Moreira da Maia – Mosteiro de Moreira – Entrada livre

“LEIDA é um instrumento a 8 vozes.

Uma peça é a afirmação de um sub instrumento: É um conjunto de premissas que afeta e lhe delimita os recursos, sem lhe sugerir um percurso formal.

Esse, é feito através da vontade de um gesto que vai chamando objetos num instrumento parametrizado, plástico e emancipado.

Por outras palavras, LEIDA é um sintetizador que ainda estou a aprender a usar.”

Mariana Dionísio

FORMAÇÃO:

  • Mariana Dionísio
  • Leonor Arnaut
  • Beatriz Nunes
  • Filipa Franco
  • Nazaré da Silva
  • João Neves
  • Hugo Henriques
  • Diogo Ferreira

LEIDA é um ensemble vocal constituído por 8 cantores, criado Mariana Dionísio, compositora, intérprete e directora do grupo. Enquanto cantora, propôs-se a pensar alguns dos paradigmas que se formaram pilares idiomáticos desta formação. Foi questionado o papel do intérprete num grupo coral, repensado o estilo do repertório, técnicas de composição aplicadas e nomenclatura tradicional. É abraçada a improvisação como recurso fundamental e considerado o espaço acústico de apresentação ainda na concepção do repertório.

A voz é o instrumento acústico com mais recursos físicos disponíveis, diverso e subjetivo e por isso, incrivelmente versátil e ímpar. Ainda assim, um instrumento melódico. Para se fazer uso do seu potencial harmónico tem-se escrito para conjunto de vozes desde as primeiras experiências de harmonização que datam do século XII. Séculos se passaram e, ainda que recorrendo cada vez mais a técnicas estendidas para reforçar a atualidade e originalidade de novos repertórios, continua-se sobretudo a cristalizar a voz em peças escritas, naturalmente redutoras do seu potencial.

A abordagem de composição para este grupo procurou potenciar a liberdade a serem tomadas decisões composicionais em tempo real que acomodem a resposta do próprio espaço acústico, a expressão individual e espontânea de cada músico e a direção harmónica e melódica que se vai proporcionando, tendo como objetivo muito marcado o de que cada peça contenha caraterísticas muito singulares, que pelo seu caracter assertivo não sejam percecionadas como improvisações mas sim como peças específicas. A vantagem deste resultado é o melhor de dois mundos: o da improvisação e composição. Mantém-se o carácter espontâneo, único e irrepetível de um momento improvisado com a intenção e pertinência de uma peça previamente estruturada. Cada peça é pensada como se fosse a criação de um instrumento que, uma vez delimitados os seus possíveis recursos, estará disponível para ser usado por um improvisador. Assim, é meticulosamente desenhado o conjunto de premissas que delimitam os recursos de cada uma (espectro harmónico, tímbrico, textural, formal, entre outros..) e manipuladas através de gestos e sinais que lhes são específicos. Uma peça é então como que uma improvisação num instrumento diferente, vivo, espontâneo e dialogante.

Uma das componentes mais importantes na conceção deste projeto é o espaço acústico onde se apresenta. A primeira proposta deste projecto consiste na composição direcionada a espaços com reverberação. É contemplada a sobreposição de sons através deste fenómeno acústico e por isso, consoante a sua intensidade, a velocidade de execução das peças sofrerá alterações, prevendo assim a necessidade de acomodação a diferentes circunstâncias. Também a tonalidade da peça é passível de ser ajustada conforme o formante acústico da sala (nota que reverbera com mais intensidade).

Da mesma forma, que o grupo explora o som no espaço e ocupa posições diferentes ao longo do concerto tirando partido de diversas condições sonoras, o espectador é convidado a circular e percecionar o som de maneiras distintas aproximando o concerto da ideia uma instalação, onde quem escuta é convidado a ter uma postura mais ativa e curiosa. O tempo musical é pensado de forma a simular uma contemplação próxima à das que se têm nas artes plásticas – livre do comportamento linear narrativo que acompanha tradicionalmente toda a arte que se comporta no tempo (música, teatro, cinema) onde não há hipótese de se voltar a trás para se apreciar um certo pormenor ao contrário da pintura, escultura ou quaisquer arte cujo cerne coincide com um objeto físico, passível de apreciação vagarosa e descomprometida. Por outras palavras, o tempo é trabalhado de forma a proporcionar uma contemplação ao comportamento sonoro no espaço.

Nov
4
Sáb
Arraial de São Martinho 2023
Nov 4 todo o dia

O Arraial de São Martinho 2023 terá lugar no dia 4 de novembro, na Praça do Exército Libertador – Feira de Pedras Rubras.

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