No âmbito das comemorações do 1.º aniversário da AEPPR e das festas em honra de Nossa Senhora Mãe dos Homens, decorreu a apresentação do livro de Miguel Padrão, intitulado: “A Casa de Moreira – uma casa de brasileiros torna-viagem em Moreira da Maia”.

A apresentação decorreu na antiga Escola Primária de Pedras Rubras e o livro narra a história de vida de Domingos Alves da Costa, fundador da “Casa de Moreira”, localizada no gaveto entre a EN13 e a Rua Mestre Clara, junto ao Cemitério de Moreira. Trata-se de um contributo para compreender melhor a história de Moreira, na segunda metade do séc. XIX e primeira do séc. XX, marcada pela emigração para o Brasil de várias famílias.

Domingos Alves da Costa, e a sua família, foram um desses exemplos, que despertou o interesse do autor Miguel Padrão, seu descendente, agora concretizado neste livro.
A edição da obra teve o apoio da Junta de Freguesia de Moreira.